ATO 1

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é um retrato de cinco mulheres indígenas de diferentes gerações. Elas estão sentadas e entre elas tem uma mais velha, três mais novas e uma criança. Todas estão olhando para câmera com a expressão de um quase sorriso. A mais velha está usando um cocar de penas brancas com pontas marrons e usa colares de sementes. Duas mais novas usam os cabelos pretos presos e a mais nova da direita da imagem usa os cabelos pretos soltos e partidos no meio. A menina, usa um penteado com uma trancinha de cada lado. O ambiente é externo e na natureza. Ao fundo mostra-se a claridade de um céu de dia e árvores com espécies distintas.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de um homem negro com cabelo preto, curto e cacheado e sua barba grisalha. Ele está olhando para câmera que está numa direção abaixo dele. Sua expressão é séria. Ele está vestido com uma camisa vermelha de mangas com uma estampa que é um círculo amarelo com uma onda, um morro e o nome da marca “QUIKSILVER”. Ele está encostado em uma árvore grande. Do lado esquerdo da imagem é possível ver a claridade do céu de dia, galhos dessa árvore e suas folhas completam o cenário da fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de um homem negro com cabelo preto, curto e cacheado e sua barba grisalha. Ele está olhando para câmera que está numa direção abaixo dele. Sua expressão é séria. Ele está vestido com uma camisa vermelha de mangas com uma estampa que é um círculo amarelo com uma onda, um morro e o nome da marca “QUIKSILVER”. Ele está encostado em uma árvore grande. Do lado esquerdo da imagem é possível ver a claridade do céu de dia, galhos dessa árvore e suas folhas completam o cenário da fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de um senhor negro com cabelo curto e grisalho e barba grisalha por fazer. Ele está sentado com as pernas cruzadas em um banco feito com tábua de madeira. Com as duas mãos ele segura a perna que está mais elevada. Ele está olhando para câmera e sorrindo timidamente. Está vestido com uma camisa do flamengo, vermelha e preta e short de tactel azul claro. Ao fundo, atrás do senhor, mostra o chão de terra, algumas casas e o verde de algumas plantas e árvores aparecem.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra duas pessoas indígenas. Um homem que que está em pé, olhando para câmera com sorriso tímido, sem camisa e encostado numa parede de tijolos sem reboco. Ele utiliza a perna esquerda como apoio. Ao seu lado, uma mulher com cabelos longos e preto, está de olhos fechados e sentada em um batente de cimento. Ela segura a mão esquerda desse homem e está com o rosto apoiado em seu braço esquerdo. Atrás dela, pedaços de madeira formam uma espécie de porta e os seus pés calçados numa sandália rosa com correias azuis estão sobre tijolos que formam um degrau. Ela está vestida com um cropped azul e shorts preto, enquanto o homem apoia sua camisa preta no ombro direito e usa short tactel em degradê rosa, estampa de folhagem e cadarço branco. Ele está calçado com sandálias azuis. A imagem mostra também o chão de terra e ao fundo, mais partes desse cômodo de tijolos e uma porta de madeira.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra um casal indígena de mãos dados. As marcas do tempo impressas em seus rostos, bem como os cabelos grisalhos do homem, revelam que eles são mais velhos. Ambos olham para câmera e o homem, a esquerda da fotografia, está com uma expressão séria. Ele está vestido com uma camisa de mangas na cor laranja e usa um colar de sementes pretas, marrons e vermelhas. A mulher ao seu lado está com uma expressão sorridente, usa um cocar com penas, colares de sementes pretas, marrons, brancas, vermelhas e laranjas, uma blusa de mangas também na cor laranja e uma saia de palhas. Atrás deles, uma parede de tijolos sem reboco e uma janela aberta com um tapete enrolado para cima, aparentemente usado com cortina.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra uma mulher indígena sentada sobre um pano azul claro que está forrado no chão de terra. Seus cabelos pretos estão presos para trás. Ela olha para câmera com uma expressão séria. Suas mãos estão apoiadas sobre suas pernas. Está vestida com uma blusa regata azul claro com bolinhas brancas e uma frase em inglês com letras brancas em caixa alta. Atrás dela um coqueiro baixo conhecido por “coqueiro anão” e mais ao fundo, uma diversidade arbórea e a luminosidade de um céu de dia completa o cenário da fotografia.

ATO 2

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é um retrato do rosto de um homem indígena. Ele está com uma expressão séria olhando para câmera e veste uma camisa preta de mangas. Seus olhos são expressivos. Seu cabelo tem um corte baixo nas laterais e no topo da cabeça os cabelos mais compridos. Usa bigode e cavanhaque. Ao fundo da imagem, sem foco, está uma paisagem com verde de plantas e árvores e a luminosidade do dia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é uma imagem aproximada de uma garota indígena. Seus cabelos pretos lisos, estão soltos e partidos ao meio. Ela está com o dedo indicador da mão direita tocando a testa e com a mão esquerda ela faz um movimento de palma aberta que esconde parte do seu rosto. Entre o espaço dos seus dedos indicador e do meio está o seu olho esquerdo em destaque. Suas unhas estão pintadas de vermelho e ao fundo uma estampa de tigre e animal print.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é uma imagem aproximada de uma garota indígena. Seus cabelos são pretos, lisos e com uma franjinha na altura das sobrancelhas, na qual há uma luz solar iluminando os fios e a lateral do seu rosto. Seus olhos pretos estão maquiados com rímel e um delineado preto bem marcado nas pálpebras. Além disso, o seu nariz e bochechas também aparecem. O seu olhar é o foco da fotografia e ao fundo, um cenário externo desfocado.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é uma imagem aproximada, na qual mostra da altura da testa até o nariz de uma menina indígena. A imagem registra o olhar que está direcionado para câmera. Seus olhos brilham na fotografia. Detalhes como o brinco pequeno dourado que ela usa, suas sobrancelhas e um sinal pequeno perto da sobrancelha esquerda também aparecem na imagem. O fundo, no lado direito da fotografia está desfocado, mas percebe-se a parede de tijolos que aparece.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida é uma imagem de pernas negras sentadas sobre a terra. A imagem mostra as coxas, panturrilhas e pés. Sua perna esquerda está esticada para frente e a direita dobrada, a qual mostra-se uma cicatriz na parte inferior da coxa, que se parece com cicatriz de queimadura. Suas unhas dos pés estão pintadas de vermelho. Folhagens nesse chão de terra também aparecem na fotografia.

ATO 3

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de frutos do café, também conhecidas como cerejas do café. Eles são constituídos por cachos, seus frutos pequenos e redondos são vermelhos. Há uma luz solar sobre as folhas e frutos. As folhagens verdes da planta e o fundo de um céu azul iluminado completam o cenário da fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de uma raiz de mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim em algumas regiões. A parte leguminosa se desenvolve debaixo da terra e na imagem, três mãos aparecem. Uma mão direita aberta com as costas das mãos viradas para câmera. O dedo do meio tem um anel preto e o dedo anelar uma aliança dourada. Do lado esquerdo, uma mão esquerda segura a raiz e sua mão direita está aberta em direção a raiz. Ao fundo, em desfoque, a natureza e a luminosidade do dia nas folhagens verdes complementam o cenário. A fotografia nos revela através do movimento dessas mãos, uma benção pela colheita.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra duas mulheres de costas com o braço esquerdo indicando algo no alto, em direção ao céu azul que também aparece na imagem. Uma está atrás da outra. Elas estão na natureza, cercadas por muitas árvores. Ambas estão com seus cabelos lisos, longos e pretos soltos. A mulher que aparece na frente da imagem está vestida com com uma blusa de alças vermelha e shorts com estampa de rosas vermelhas e bolinhas brancas. A que está a sua frente está vestida com um cropped azul e shorts preto. O fundo da mata com a luminosidade do dia completam o cenário da fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra uma mulher negra muito sorridente deitada no chão de terra. Seus olhos fechados acompanham o desenho do seu sorriso, o que acende um brilho no seu rosto, que está perto de uma planta com folhagens verdes. Ela usa uma blusa com mangas azul claro e um boné azul escuro. O seu braço esquerdo está sobre a terra, esticado para cima. Ao lado esquerdo da imagem, perto do seu braço, um pedaço de madeira não identificável, aparentemente parte de uma moldura, porta ou janela.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra uma mulher negra sentada, com as pernas cruzadas, em uma cadeira laranja. Ela está de boné azul escuro, vestida com uma blusa de mangas azul claro, um short branco com listras verticais pretas e usa sandálias pretas com correias rosas. Seus braços estão apoiados sobre suas pernas. A cadeira está colocada sobre um gramado no chão de terra. O lado esquerdo da imagem mostra parte de um céu de fim de tarde e uma planta com flores rosas. Do lado direito, outra planta da mesma espécie e suas flores rosas, popularmente conhecidas como chapéu de couro. Ao fundo da imagem, atrás da mulher, uma casa rebocada sem pintar, uma janela que está coberta com um pano branco e azul, a grade na janela e o telhado de eternit com ripas de madeira.

ATO 4

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra a imagem de uma menina indígena no centro da imagem, que é a parte iluminada da fotografia, pois ao seu redor há um desfoque escuro. O seu olhar voltado para algo que está a sua frente e o seu rosto está parcialmente iluminado pela luz do sol e sua expressão é de tranquilidade. Ela tem cabelos pretos lisos com franja e parte do colo do pescoço aparece na imagem. Na parte esquerda da fotografia há uma parte iluminada entre as folhagens da mata que a cerca. A fotografia nos revela pertencimento.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra o retrato de um homem indígena. Sua expressão passa tranquilidade. Ele está usando um cocar de penas brancas com detalhes e pontas marrons. Sobre seus ombros, a imagem mostra parte de um manto de penas marrons. Ele usa uma camisa vermelha e a imagem mostra parte de dois colares de sementes nas cores laranja, amarelo, vermelho e branco que ele está usando. Há uma luminosidade do dia que ilumina o rosto do homem. A fotografia enquadra da altura dos seus ombros para cima. Ao fundo, parte do céu azul e folhagens de árvores completam o cenário.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra um casal indígena. Ambos com expressão de tranquilidade e sorriem de forma tímida. A mulher, que está na esquerda da imagem, usa um cocar com penas brancas, brincos longos com penas coloridas, um colar de sementes pretas e usa uma blusa com mangas laranja. O homem que está ao seu lado, na parte direita da imagem, está usando um cocar de penas brancas com detalhes e pontas marrons. Sobre seus ombros, um manto de penas marrons. Sobre seu peito, detalhes de sementes nas cores laranja, amarelo, vermelho e branco formam um X e estão presas as duas partes do manto. Ele usa uma camisa com mangas vermelha com uma estampa étnica em tons de branco, laranja e azul claro. Ao fundo da imagem, atrás do casal, o céu azul, folhagens de árvores, parte de uma casa e um poste são elementos presentes na fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra um dia de céu azul com nuvens. No centro da fotografia, dois braços negros de mãos dadas está erguido para o alto. A imagem mostra parte do antebraço e o destaque são as mãos. Ao fundo da imagem, além do céu azul, árvores com folhagens verdes completam o cenário da fotografia.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra uma criança menina indígena em pé olhando para cima, na direção da câmera. Ela está sorrindo e os seus olhos brilham. Seus cabelos pretos estão partidos no meio e presos em coque de cada lado com um laço vermelho os enfeirando. Ela está vestida com uma roupa de palhas com detalhes de sementes brancas e amarelas. Seus pés descalços pisam na terra. Seus braços estão segurando a cintura. No chão do lado direito tem dois carrinhos de brinquedo e um tijolo. Do lado esquerdo, dois tijolos empilhados. A fotografia nos revela o território do brincar.

#PraTodosVerem: A fotografia colorida mostra uma mulher indígena sentada numa cadeira que está sobre a terra. Atrás dela, uma menina indígena em pé segura a sua mão direita. Aparentemente são mãe e filha. A mulher está com seus cabelos pretos soltos e está usando um cocar de penas brancas, brincos longos com penas coloridas, uma blusa de crochê com franjas vermelha. Dois colares grandes de sementes nas cores madeira e vermelha formam um X sobre a blusa. Ela está usando uma saia longa de palhas. A menina, também com cabelos soltos e usa franja. Ela veste uma blusa “tomara que caia” preta e calças jeans. Atrás delas, uma planta com folhagens verdes e lilás. Do lado direito uma cerca e parte de uma casa de blocos de cimento e bem ao fundo o verde da natureza que as rodeiam.

You may also like

Back to Top